Perguntas e Respostas sobre a Paralisia Cerebral

Atualizado: 18 de Jul de 2020


O que é a Paralisia Cerebral? Toda pessoa com Paralisia Cerebral tem Deficiência Intelectual?


O termo paralisia cerebral (PC) diz respeito apenas ao comprometimento MOTOR (força e coordenação dos movimentos) e a pessoa pode ou não ter comprometimento cognitivo associado.


A deficiência intelectual é diagnosticada quando o funcionamento cognitivo (inteligência) está abaixo da média esperada, a pessoa pode ter dificuldade para aprender, realizar tarefas do dia a dia e interagir com o meio em que vive. Avaliações psicoeducacionais podem ser utilizadas para diagnosticar a Deficiência Intelectual. Caso a pessoa apresente um QI (quociente de inteligência) abaixo de 70 ela é classificada com Deficiência Intelectual. Em post posterior detalharemos melhor a deficiência intelectual.


Já o termo paralisia cerebral descreve um grupo de distúrbios permanentes do desenvolvimento da postura, tônus e dos movimentos. Causa limitação nas atividades e são alterações não progressivas e, para ser considerado paralisia cerebral, as alterações cerebrais devem ocorrer no cérebro em desenvolvimento, ou seja, no período gestacional, neonatal (até 28 dias de vida) e a idade máxima limite que essas lesões devem ocorrer não é bem estabelecida, varia entre 2 a 3 anos de idade. A paralisia cerebral é a causa mais comum de limitação motora na infância.



As pessoas com paralisia cerebral sempre são cadeirantes?


Não, nem todas as pessoas com paralisia cerebral tem comprometimento motor importante nos membros inferiores. Vários fatores interferem na classificação dos tipos de paralisia cerebral, existe uma classificação que divide a paralisia cerebral de acordo com o tipo de lesão e características clínicas e está representada na tabela abaixo (retirada de artigo da Sociedade Brasileira de Pediatria):


Já para descrever o grau de funcionalidade (independência) da pessoa com paralisia cerebral outras escalas foram desenvolvidas, sendo as mais utilizadas a Gross Motor Function Classification (GMFCS), Manual Assessment Classification System (MACS), Communication Function Classification System (CFCS) e Eating and Drinking Ability Classification System (EDACS). O Sistema de Classificação por Funcionalidade encontra-se resumid