Falsos tratamentos para autismo

No último artigo falamos sobre os tratamentos comprovados e indicados para o Transtorno do espectro autista, caso deseje relembrar as recomendações volte a consultá-lo. Mas hoje vamos alertar para o lado sombrio que pode prejudicar muito a busca pelo tratamento do TEA.


Não existem tratamentos milagrosos para o Trantorno do espectro Autitsta.



Muitos foram os tratamentos já propostos desde de o início do conhecimento sobre o autismo. Vários com promessas de reversão total dos sintomas. De tempos em tempos alguns destes ja desmentidos ressurgem sob uma nova imagem, porém com a mesma essencia: algo inovador, que custa muito caro, que apenas uma pessoa consegue te proporcionar isso e que ainda não é amplamente conhecido pela ciência.


Para exemplificar alguns destes exemplos vou citar o livro Neurotribes (uma excelente revisão histórica sobre a evolução do conhecimento sobre o autismo). Nele encontramos o relato de algumas famílias que passaram por essas dolorosas experiências. Incluem dietas rigorosas com isenção de alimentos como leite (caseína), isenção de glúten, além de uso de suplementos e vitaminas de produção exclusiva de certas instituíções.



Esse tipo de prática pode parecer para alguns como inofensiva, apenas uma dieta e suplementações. Mas são propostas muito cruéis para essas famílias, pois além de afetar as economias dessas famílias, faz com que eles percam tempo precioso que poderia ter sido aplicado as terapias recomendadas. Podendo também causas grandes traumas aos familiares e crianças com autismo. No caso de dietas restritivas pode afetar diretamente a saúde das crianças com autismo, uma vez que devido a questões sensoriais muitas vezes eles ja possuem uma dieta restrita, limitar ainda mais suas opções pode levar a casos extremos de desnutrição.


Outros exemplos mais recentes são:

  • Bleaching (branqueamento) - uso de dióxido clorina, também conhecido como Solução mineral Milagrosa (MMS), aplicado no intestino através de uma lavagem, ou ingerido via oral, causando uma inflamação intestinal potencialmente grave, associada a diarreia com muco e dores abdominais.

  • GcMAF, injeção derivada de células sanguíneas

  • Medicações de quelação de metais

  • Terapia com câmara hiperbárica de oxigênio

  • CEASE, terapia que desencoraja o uso de vacinas e faz uso de suplementos nutricionais em níveis potencialmente perigosos


O uso desses tratamentos não é culpa das famílias dos pacientes com TEA. Eles são as vítimas de pessoas imorais que querem lucrar através da venda de uma falsa promessa. Muitas vezes os pais estão desesperados para ajudar seus filhos e vêem a proposta do tratamento tradicional como uma montanha inescalável e os tratamentos falsos como uma promessa de cura, rápida e fácil. E é assim que são atraídas.



Para ajudar as pessoas a tratar corretamente o autismo é importante seguir algumas orientações:

Reconheça os sinais da mentira:

  • Promessa de cura / afirmação de que aquilo funciona na maioria das pessoas e tem resultados rápidos

  • Uso de histórias pessoais em vez de evidência científica

  • Uso de palavras como milagre, fé e confiança

  • Aplicação mesmo sem qualquer treinamento ou qualificação

  • Custa muito dinheiro


Tente ler fontes de informações confiáveis baseadas em evidência científica de que há benefícios e, principalmente, se não há malefícios!


Caso conheça alguém que recebeu recentemente o diagnóstico de autismo ou que pareça ter caído em alguma dessas armadilhas tente ajudá-lo a reconhecer os sinais e buscar informações, na dúvida procure um médico para orientações.





"é muito melhor compreender o Universo como ele realmente é do que persistir na ilusão, por mais satisfatória e reconfortante que seja.”

Carl Sagan — No livro O Mundo Assombrado Pelos Demônios, de 1995.









Esse texto foi escrito por Luis Paulo F S Dutra, médico neurologista pediátrico. Para mais informações sobre o autor clique no logo ao lado.










Referências





Neurotribes

Autor Steve Silberman


Uma maravilhosa obra de revisão histórica sobre a evolução do nosso conhecimento atual sobre o autismo. Infelizmente ainda sem uma edição em português, apenas em inglês.


(clique na imagem para mais info)




Autismo - Compreender e agir em família

Autora Sally J Rogers e Geraldine Dawson

Excelente dicas para auxilar os pais a estimularem seus filhos e compreenderem e reagirem aos seus comportamentos.

(clique na imagem para mais info)


SOS autismo

Autora Mayra Gaiato

Informações para famílias entenderem seus filhos com TEA. Um bom guia inicial.

(clique na imagem para mais info)





Pálido ponto azul

Autor Carl Sagan


Nesse livro o ídolo da ciência Carl Sagan Fala sobre como a pseudo ciência ameaça a nossa evolução como seres humanos e como pode prejudicar a vida de tantas pessoas, mesmo sem termos a completa consciência sobre isso.


(clique na imagem para mais info)

https://www.nhs.uk/conditions/autism/autism-and-everyday-life/fake-and-harmful-treatments/

https://www.autism.org.uk/about/what-is/causes/cures.aspx


©2019 por Pequenos Neurônios. Orgulhosamente criado com Wix.com