• Benaia Silva

STIMADOS AUTISTAS


Stimados Autistas

Stimados Autistas é um documentário dirigido por Cristiano de Oliveira (autista), criado e distribuído pela Paradoxa. Composto por depoimentos de seis adultos que foram identificados tardiamente como autistas, são relatos de como foi crescer sem o diagnóstico, suas dificuldades, experiências e expectativas.


Foram entrevistados três homens e três mulheres, eles contam como foi a busca pelo diagnóstico, a frustração de encontrar profissionais despreparados e também as adaptações que fizeram após descobrirem que são autistas.


O termo Stimados é derivado da junção da palavra stim (em inglês - significa estereotipias, comportamentos repetitivos) com a palavra estimados. A ideia de escolher esse termo foi para mostrar que o stim é fundamental na vida do autista e que a ideia de suprimir esses comportamentos não é correta.



O documentário contribui para desmistificar o autismo, mostrar que os autistas não são iguais, que podem fazer faculdade, casar, ter filhos, que não são o estereótipo que a sociedade construiu. Esse filme é um marco na luta pelos direitos dos autistas, dá voz a essas pessoas, mostra aos neurotípicos (não autistas) que temos que nos unir aos autistas na luta por direitos.


Filme obrigatório para profissionais de saúde e educação e muitíssimo recomendado para toda a sociedade. Vale aqui repetir a citação de uma amiga autista publicada no artigo sobre autismo em mulheres

"Diagnóstico é deixar de se sentir um ET, é parar de se esconder, é ouvir de todo mundo que depois que tive o diagnóstico fiquei mais autista, diagnóstico é pertencer a uma comunidade (não a que eu achava que pertencia), é aprender a cuidar de mim, é ter identidade."

Divulgue para os conhecidos para que um dia ninguém mais fale:

- "Tem certeza que ela (e) é autista? "

- " Você não tem cara de autista"

- "Mas ele (a) é tão normal, tão bonito"


Que um dia médicos e outros profissionais de saúde não digam à família ou à pessoa em busca de diagnóstico:

- "Você não pode ser autista, você fez faculdade"

- "Ela (e) não é autista, não teve atraso na fala"

- "Você não se incomoda com barulho e aglomerações, não pode ser autista"


Dados técnicos:

- Direção: Cristiano de Oliveira (autista)

- Gênero: Documentário

- Duração: 55 minutos

- Criação e Distribuição: Paradoxa

- Disponível gratuitamente no YouTube (vídeo abaixo)


Um bom filme a todos!



Fontes


https://olharesdoautismo.com.br/2020/10/27/stimados-autistas/


https://www.paradoxa-edu.com.br/


Nas nossas redes sociais marcamos as páginas do diretor e dos autistas participantes do documentário para quem tiver interesse em segui - los


Esse texto foi escrito por Benaia Silva, médica neurologista pediátrica. Para mais informações sobre a autora clique na imagem abaixo.




©2019 por Pequenos Neurônios. Orgulhosamente criado com Wix.com