Você notou que seu filho apresenta alguns comportamentos diferentes ou teve uma crise convulsiva ou ainda está se queixando de dores de cabeça com frequência e decidiu procurar atendimento com neuropediatra.
Como se preparar para a primeira consulta com o neuropediatra? Quais são os dados que podem ajudar o médico a fazer o diagnóstico?
Para responder essas perguntas, vamos dividir as orientações abordando as três principais causas de procura ao neuropediatra:
Queixa comportamental (comportamentos diferentes):
Faça uma lista de todos os comportamentos atípicos ou diferentes do seu filho (a)
Anote as frequências com que esses comportamentos ocorrem
Tente registrar há quanto tempo iniciaram
Não omita fatos do médico, tente lembrar de detalhes
Faça vídeos curtos ou tire fotos do que acha que pode ser diferente
Pegue relatório da escola e pergunte do comportamento de seu filho (a) para as pessoas com quem ele convive, isto é importante para o neuropediatra saber como seu filho se comporta longe e perto dos pais
Anote suas dúvidas
Caso ache que seu filho pode estar dentro do Transtorno do Espectro Autista leia o que é o Autismo e como é feito o diagnóstico
Caso não entenda algum termo técnico dito durante a consulta pergunte ao médico
Crise convulsiva / Crise epiléptica
Registre quando foi a primeira crise, caso tenha tido mais de uma crise anote as datas de cada uma das crises
Relate o que seu filho(a) estava fazendo no momento da crise, como estava o tempo naquele dia (se muito calor ou muito frio), se estava correndo ou parado, em local fechado ou aberto, se teve algo de diferente da rotina antes da crise
Anote se seu filho(a) teve febre na ocasião da crise ou foi diagnosticada alguma infecção
Tente anotar como ficou o corpo do seu filho(a) na hora da crise (rígido ou duro, amolecido, pálido, roxo)
Registre se teve algum movimento no corpo (mexeu o corpo todo, apenas a cabeça, apenas um lado do corpo, apenas um dos braços ou os olhos)
Se for possível tente anotar como ficaram os olhos do seu filho(a) no momento da crise (virou os olhos para cima, virou para o lado, ficou piscando, ficou com olhar parado)
Tente registrar se no momento da crise seu filho(a) ficou sem responder ou se respondeu de forma desconexa (como se estivesse desorientado)
Relate quanto tempo a crise durou (caso tenha levado ao pronto atendimento registre se quando chegou para ser atendido a crise já tinha cessado)
Anote como foi o comportamento de seu filho(a) após a crise, se ficou sonolento, irritado, sem saber o que tinha acontecido, desorientado ou se não alterou comportamento
Registre se seu filho(a) evacuou ou urinou no momento da crise
Anote se foi necessário o uso de medicações e quais foram utilizadas no momento da crise e depois
Caso já esteja em uso de medicação, leve a receita, saiba a forma que está utilizando o medicamento e há quanto tempo está usando a medicação
Dor de cabeça
Anote quando sua filha(o) começou a queixar de dor de cabeça
Registre qual local da cabeça sua filha(o) queixa de dor (testa, um dos lados, a cabeça toda, atrás dos olhos…)
Relate qual medicação você tem costume de usar no momento da dor (caso utilize algum), quanto tempo após administrar a medicação a dor alivia, qual a dose você administra do medicamento
Anote quais são os sintomas que sua filha(o) refere junto com a dor de cabeça, se tem dor de barriga, dor nos olhos, tremor, visão dupla, dor em algum outro local do corpo, formigamento, perda de movimentos
Registre quanto tempo dura o episódio de dor de cabeça
Anote quais os alimentos sua filha(o) ingeriu neste dia
Dificuldade de aprendizado / Dificuldade escolar
Faça reunião com a escola antes da consulta e solicite um relatório com o motivo do encaminhamento e detalhes das dificuldades de seu filho (a)
Pergunte sobre o relacionamento com colegas e professores, comportamento, dificuldades e facilidades e peça para que registrem isto no relatório
Caso tenha disponível leve boletins escolares e devolutivas que escola escola fornece ao final do bimestre ou trimestre. Leve todos que tiver disponível
Leve cadernos ou atividades que achar relevantes
Procure observar em casa quais atividades escolares seu filho(a) tem maior dificuldade
Orientações gerais
Leve a caderneta de vacinação para que o médico consulte dados do nascimento (peso, estatura, APGAR, tamanho da cabeça ao nascer)
Caso seu filho tenha sido prematuro é essencial levar o resumo de alta da UTI neonatal
Anote dados do desenvolvimento do seu filho, é importante registrar principalmente os seguintes marcos, ou seja, quando sua filha (o):
- Começou a sorrir para você
- Sustentou a cabeça
- Começou a sentar com apoio e sem apoio
- Engatinhou (caso tenha engatinhado)
- Ficou em pé com apoio
- Andou
- Falou as primeiras palavras
- Falou frases
- Saiu das fraldas
- Aprendeu a ler e escrever
Saiba em qual fase do desenvolvimento seu filho está no momento da consulta, ou seja, o que ele é capaz de fazer
DICAS DE OURO
Anote suas dúvidas para esclarecer com o médico
Se possível vá acompanhado para que alguém te auxilie a cuidar de seu filho durante a consulta, isso pode ajudar você prestar atenção nas orientações médicas
Leve seu filho bem alimentado e descansado, caso ache válido leve um brinquedo que ele goste para se distrair durante a consulta
Procure o médico que você consultará no site do CRM do seu estado (Conselho Regional de Medicina), lá está registrada a especialidade do médico, isso evita que seu filho seja atendido por um médico que não seja neuropediatra (neurologista pediátrico ou neurologista infantil).
Para consultar no CRM - PR basta clicar no link (https://www.crmpr.org.br/) e seguir o passo a passo:
Vá no campo "busca profissional"
Clique no campo "nome"
Escreva o nome completo do médico
Clique em "médico" e após clique em "buscar"
Desça a página e clique no nome do médico e aparecerá a sua especialidade registrada primeiramente no CRM (pediatria ou neurologia) e também sua área de atuação (neurologia pediátrica). Caso seja um médico mais antigo, será apresentada apenas a neurologia pediátrica e não terá uma especialidade primária registrada. Seguem os prints dos nossos registros no site para vocês verem como aparece:
APÓS O DIAGNÓSTICO
Quando o médico for indicar tratamentos e terapias se julgar necessário fale sobre sua situação financeira e sua disponibilidade de tempo
Após a consulta tenha uma diário ou agenda para fazer um breve resumo do dia da criança e anotar fatos importantes como início de medicação, início de terapias, passeio da escola, alimentos que aceitou, pioras e melhoras diárias
Tenha uma pasta com todos os laudos, relatórios da escola, exames, orientações, receitas e outros documentos médicos que julgar relevantes
Lembre - se sempre: DIAGNÓSTICO NÃO É DESTINO!!
Não importa quão comprometido seu filho seja, há sempre potencial para melhora, siga firme e estimule.
Esse texto foi escrito por Benaia Silva, médica neurologista pediátrica. Para mais informações sobre a autora clique na imagem abaixo
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